Problema com a visualização da mensagem? Clique aqui.

 

 

 

 

Cadastre-se no boletim      

 
   
     
 

Boletim Informativo Ano VI | nº 590 | 04/07/2019   

 
     
   
     
 

Em vídeo, especialistas falam sobre os desafios do urbano e o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre o tema

 
 

Quais são os principais desafios para as cidades e metrópoles brasileiras atualmente? Qual o papel das redes de pesquisa diante desses desafios? Essas foram as perguntas-chave que nortearam a fala de Raquel Rolnik, Leda Paulani, Roberto Kant, Carlos Eduardo Martins, Emilio Pradilla e Luis Fuentes Arce. Os convidados foram entrevistados durante o Congresso Observatório das Metrópoles 20 Anos e suas colocações são fundamentais para a reflexão sobre o futuro das metrópoles e o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre o tema.

 
   
     
 

A política habitacional no Rio de Janeiro e o desmonte do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social

 
 

No dia 26 de junho, foi realizada na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) uma importante audiência pública dedicada à política estadual de moradia, fruto de uma forte articulação entre os movimentos de luta por moradia e pelo acesso a terra. A audiência teve como ponto central a denúncia do desmonte da política habitacional no Estado do Rio de Janeiro e a defesa do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FEHIS), pois o Governo do Estado não tem cumprido os repasses obrigatórios por lei para o fundo. O Observatório das Metrópoles participou da construção da audiência, apoiando a mobilização de militantes de movimentos sociais e integrando a mesa de abertura.
 

 
 

CHAMADA

  ARTIGO   CENSO 2020


Chamada de trabalhos para o IV ISA Fórum de Sociologia

Está aberta até 30 de setembro a chamada de resumos para o IV Fórum de Sociologia. Ernesto López-Morales e Orlando Santos Junior convidam autores(as) a enviarem trabalhos para a sessão “Novas Mobilizações para a Habitação e o Direito à Cidade na América Latina no Contexto da Inflexão Neoliberal".

 


As mulheres e seu papel nas cidades brasileiras
 
Em artigo para a Carta Capital, Terezinha Gonzaga (União de Mulheres de São Paulo e BrCidades) destaca as lutas e conquistas do movimento feminista em relação às políticas públicas no Brasil. Segundo a autora, a democracia de uma sociedade se mede pelo grau de participação e decisão das mulheres.

 


IBGE divulga os questionários que serão aplicados no Censo Experimental 

O IBGE divulgou os questionários do Censo Experimental que ocorrerá entre setembro e novembro deste ano e servirá de base para o Censo 2020. Foram cortadas as questões sobre
valor do aluguel, posse de bens, rede de ensino e discriminação das fontes de rendimento que não sejam do trabalho.

 

       
 
   
   
     
 

Expediente Boletim Semanal
Editor Chefe: Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro
Coordenadores Editoriais: Tuanni Rachel Borba e 
Samuel Thomas Jaenisch
Programadores: Diego Viegas, Erik Dana e Renan Freitras

 
     
     
Nós respeitamos a sua privacidade e somos contra o spam.
Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento acessando aqui.